Desaparecimento

Onde está o busto de Felippe D'Oliveira?

Onde está o busto de Felippe D'Oliveira?

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Em sua 50ª edição, a Feira do Livro de Santa Maria relembrou todos os patronos e personalidades homenageadas ao longo dos anos. Entretanto, a ausência, mesmo que em monumento, de um dos mais emblemáticos poetas e escritores do município chamou a atenção na Praça Saldanha Marinho.
Localizada próximo ao palco, o busto de Felippe D’Oliveira não está mais no pedestal. Em nota emitida na manhã desta segunda-feira (8), a prefeitura de Santa Maria confirmou a informação. Até o momento, não há detalhes sobre o período em que a obra teria sido retirada do local ou qual seria o motivo. 


Foto: Pedro Piegas


Posicionamento

No comunicado, a prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, afirma ter sido notificada sobre o caso e que os órgãos competentes já investigam a “retirada indevida do monumento”. Ainda conforme o documento, “a estrutura do busto estava chumbada na base de pedra desde a sua colocação na praça e permanecia intacta até então”.


Em um breve histórico, a importância da obra é destacada, assim como o papel da Praça Saldanha Marinho em abrigar obras que fazem parte da história e memória do município.


 “A obra foi doada pela Sociedade Felippe D’Oliveira, do Rio de Janeiro, e inaugurada pelo então prefeito João Antonio Edler, em 16/07/1935. Tanto a Guarda Municipal quanto o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) já atuam para ajudar a esclarecer o caso”, finaliza.


Na manhã desta terça-feira (9), a secretária de Cultura, Rose Carneiro, abordará o assunto do programa Bom Dia, Cidade. Com apresentação dos jornalistas Rogério Kerber e Alexandre De Grandi, a atração é transmitida pela Rádio CDN 93.5, TV Diário (canais 26 e 526 da NET) e redes sociais.


"O vandalismo que encaminha para derreter a história de Santa Maria"


Após a confirmação do desaparecimento, personalidades e artistas de Santa Maria lamentaram o ocorrido. Ao Diário, a artista plástica e diretora do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), Marília Chartune Teixeira, falou sobre a situação, destacando a importância da peça de bronze esculpida pelo escultor ítalo brasileiro Victor Brecheret.


Conforme Marília, em 2015, a guarda municipal percebeu que o busto estava solto no pedestal. A obra foi recolhida para o gabinete do prefeito, retornando à Praça Saldanha Marinho após a criação de um monobloco para a fixação do busto.


– Seria muito difícil remover, mas ao que parece, não impossível para o vandalismo que encaminha para derreter a história de Santa Maria. Infelizmente, para mantermos viva a memória, a solução seria gradear praças e monumentos como em outras cidades que fecham os acessos à noite. É simplesmente estarrecedora essa notícia. Estamos reféns de vândalos e receptadores que destroem nossa memória e, como todos sabem, um povo que não tem memória, não terá futuro, não podemos nos conformar, espero que seja localizado logo – afirma.


Ex-patrono da Feira do Livro, o arquiteto e pesquisador José Antonio Brenner descreve o busto como “uma das mais valiosas obras de arte no cenário urbano de Santa Maria”. Ao contar a trajetória de Oliveira em diversas áreas, Brenner destaca a importância da obra:


– Há 88 anos, a escultura de Felippe d’Oliveira enriquecia o acervo artístico de nosso principal logradouro público.


Quem foi Felippe D’Oliveira?

Natural de Santa Maria, Felippe Daudt de Oliveira foi jornalista, farmacêutico, empresário, esportista e escritor. Suas contribuições em diversas áreas renderam homenagens, que estão eternizadas em ruas e espaços literários brasileiros. Oliveira morreu, aos 42 anos, em um acidente de carro em fevereiro de 1933. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

arianne.lima@diariosm.com.br

Professores vão paralisar atividades nesta terça e outras cinco notícias para você ficar sabendo Anterior

Professores vão paralisar atividades nesta terça e outras cinco notícias para você ficar sabendo

Morador precisa sair de casa devido a risco de deslizamentos no Bairro Itararé Próximo

Morador precisa sair de casa devido a risco de deslizamentos no Bairro Itararé

Geral